Embrapa contribui com o programa do biodiesel
2005-08-19
A Embrapa Transferência de Tecnologia, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vem contribuindo de maneira efetiva para a alavancagem do programa brasileiro do biodiesel, por meio da disponibilização no mercado de sementes de qualidade das culturas que servem de matéria-prima para a produção do biodiesel, como dendê, mamona, girassol, soja, entre outras culturas cujo óleo vegetal é extraído para a produção do biodiesel.
O biodiesel será tema da conferência a ser ministrada por José Roberto Rodrigues Peres, Gerente Geral da Embrapa Transferência de Tecnologia, durante o XIV Congresso Brasileiro de Sementes, que acontece no Hotel Rafain, em Foz do Iguaçú/PR, no período de 22 a 26 de agosto. — O negócio do biodiesel tem significativas repercussões econômica, ambiental e social para a nação brasileira -, ressalta Peres. No aspecto econômico, representa uma alternativa para a redução da dependência das importações de petróleo e óleo diesel.
Quanto à questão ambiental, a exploração do biodiesel é uma alternativa de grande impacto para a redução do efeito estufa, que tem sido bastante agravado devido ao uso de combustíveis de origem fóssil. Na vertente social, o biodiesel possui um forte apelo à inclusão social, tendo em vista que proporciona a geração de emprego e renda em áreas geográficas brasileiras que não possuem qualquer atrativo a outras atividades econômicas. Informações referentes às culturas com potencial de produção do biodiesel poderão ser obtidas no stand da Embrapa durante a II Multifeira do Agronegócio de Semente, que acontece no mesmo local e período do Congresso de Sementes. (Página Rural, 18/08)