Ibama age para barrar desmate no Vale do Ribeira em São Paulo
2005-08-19
O Ibama está investigando desmatamentos ocorridos no Vale do Ribeira, sul do Estado de SP. As denúncias foram feitas por moradores da região. Segundo eles, o desmate está sendo provocado por pessoas que não moram na área e que retiram a cobertura vegetal para iniciar cultivos de banana nos municípios de Iguape, Miracatu e Pedro de Toledo.
No dia 17/08, representantes do Ibama foram convidados a participar de um empate (reunião de posicionamento) patrocinado pelos moradores e também a visitar as áreas desmatadas. De acordo com o analista ambiental Eliel Pereira de Souza, cerca de 300 ha de mata atlântica foram derrubados. — A situação preocupa, ainda mais porque parte da área afetada está dentro da ESEC Juréia-Itatins, unidade de conservação estadual.
Hoje, em nova reunião, foram traçadas estratégias conjuntas para identificação e autuação dos infratores. — Estamos procurando aglutinar forças com a Polícia Ambiental, Instituto Florestal, Incra, prefeituras e moradores para deter esse processo de desmate-, explicou Eliel Souza. Entre os pontos comuns defendidos pelos participantes da reunião está a reativação de postos de fiscalização e a realização de rondas semanais pelas áreas. (Ibama, 18/8)