Recifes de corais estão entrando em colapso em águas dos Estados Unidos
2005-08-19
Ecossistemas de recifes de corais que estão entre as mais antigas formas de vida – dão sinais de colapso em águas dos Estados Unidos, em razão da pesca sem controle, da mudança climática e dos desequilíbrios causados aos mares, incluindo a poluição, as tempestades e os efeitos da navegação de grandes navios. Tais ecossistemas estão claramente sendo atacados por diversas formas de ameaças significativas, segundo um documento da Administração Nacional Oceânica Atmosférica (NOAA), divulgado nesta quinta-feira (18/8).
Cerca de três quartos de todas as ameaças aos recifes de corais não mudaram desde a última pesquisa feita pela NOAA em relação a tais ecossistemas, há dois anos. Metade delas são consideradas ameaças de média e grande proporções.
Os recifes de corais são provedores de alimento e abrigo para peixes e protegem as orlas da erosão. O relatório da NOAA, de 522 páginas, afirma que muitos dos programas que os cientistas usam para monitorar os recifes de corais apenas começaram a trazer resultados nos últimos dois a cinco anos, de modo que os dados dos levantamentos são considerados não conclusivos. Contudo, o líder da agência, Conrad Lautenbacher, afirma que as descobertas oferecem uma base que pode ser utilizada para comparação com pesquisas futuras.
Os dados atualmente vêm de mais de 160 cientistas e gerentes de recifes de corais que monitoram a qualidade da água, da base do mar, dos peixes e de ourtas espécies que vivem nesse tipo de ecossistema. Eles também expandiram o mapeamento digital a partir das bases dos recifes. Em termos globais, apenas 30% dos recifes de corais estão saudáveis, segundo um estudo realizado no ano passado por 240 cientistas em 96 países. Isto significa um recuo de 41% em relação aos dados de 2002. (ABC News, 18/8)