Queimadas: Número de focos continua aumentando
2005-08-18
O mês de agosto ainda está na sua metade e já registrou 448 focos de calor em todo o Estado. Mas a boa notícia é que, em relação ao mesmo período do ano passado, esse número caiu consideravelmente, pois foram registrados 765 focos. No ranking nacional, o Tocantins ocupa a sétima colocação, onde o grande campeão é o Pará, com 6.490 ocorrências na última quinzena. Somente no último dia 14, foram registrados 24 focos de calor no Estado.
As cidades tocantinenses que mais colaboram para deixar o Estado entre os dez mais no ranking de queimadas são aquelas cuja economia vem da agricultura e pecuária, como Lagoa da Confusão e Pium, ambos com 35 focos, além de Mateiros (18), Araguaína (18) e São Félix do Tocantins (14). Nesta época do ano, os agropecuaristas utilizam o fogo para fazer a rebrota do capim. Mas, segundo a coordenadora de monitoramento ambiental do Naturatins, Karina Maciel, o clima seco e o calor fazem com que o fogo, muitas vezes, fuja do controle, atingindo áreas que não eram para ser queimadas.
A coordenadora informou que os índices de focos de queimada no Tocantins ainda irão subir. Para o mês de setembro está previsto um número três vezes maior de focos de calor do que for registrado em agosto, pois é o mês mais preocupante. O risco de fogo já é considerado crítico em todo o Estado, segundo ela. Na tentativa de amenizar essa situação, a coordenadora disse que técnicos do órgão estão realizando atividades durante todos os fins de semana, orientando os proprietários rurais sobre o risco do uso do fogo, distribuindo uma cartilha informativa sobre prevenção e controle de queimadas. Karina também pede a colaboração da população para denunciar queimadas irregulares através do telefone 0800 63 1155. Fogo em local não autorizado ou em área de preservação ambiental resulta em multa de R$ 1,5 mil por hectare.
Focos na Capital A maior preocupação da brigada de incêndios em Palmas é na região central da Capital, onde é identificada grande parte dos focos de calor. De acordo com a Guarda Metropolitana de Palmas, a equipe de brigadistas, composta de cerca de 36 pessoas, já combateu em torno de 180 focos de incêndio desde o início do período seco. A partir do fim de agosto e início de setembro os brigadistas irão concentrar o trabalho de combate às queimadas na região entorno da Serra do Lajeado, pois é o período em que os moradores locais renovam o pasto.
Focos identificados na 1ª quinzena de agosto
PA 6490
MT 4849
RO 2970
MS 1529
AM 1305
AC 664
TO 448
MA 315
SP 297
MG 183
(Amazônia.org.br, 17/08)