EPA propõe padrões para proteção da saúde pública por 1 milhão de anos em Yucca Mountain
2005-08-18
A Agência Norte-americana de Proteção Ambiental (EPA) está propondo o estabelecimento de padrões de saúde pública para a região de Yucca Mountain, em Nevada, a fim de proteger a população local por 1 milhão de anos, em razão da presença de depósitos de lixo radioativo. De acordo com os padrões que estão sendo propostos, as pessoas vivendo em áreas próximas a tais depósitos não deveriam receber um nível de radiação superior aos níveis naturais que incide sobre pessoas que vivem em outras áreas do país.
–É um desafio científico sem precedentes desenvolver os padrões propostos atualmente, o que irá proteger as próximas 25 mil gerações de norte-americanos-, disse o assistente administrativo da EPA para Ar e Radiação, Jeffrey Holmstead. –A EPA enfrenta esse desafio usando as melhores abordagens científicas disponíveis e coloca padrões que irão proteger a saúde pública por 1 milhão de anos-, ratificou.
Para propor segurança para os próximos 10 mil a 1 milhão de anos, a EPA está propondo uma dose limite baseada nos níveis de radiação já incidentes sobre a população que atualmente vive nos Estados Unidos. Os padrões que estão sendo estabelecidos requerem que a área de armazenamento mantenha os efeitos da radiação atual, mesmo sob ação de terremotos, vulcões e significativos incrementos das chuvas nos próximos 1 milhão de anos.
O Congresso autorizou diferentes agências federais a desempenharem distintas funções relativas a Yucca Mountain. A EPA estabelece padrões par a proteção da segurança e da saúde humanas. A Comissão Regulatória Nuclear (NRC) é responsável por implementar os padrões estabelecidos pela EPA para que as unidades de aterro de Yucca Mountain possam manter uma determinada quantidade de resíduo radioativos em segurança. O Departamento de Energia (DOE) detém, constrói e aplica os quesitos relativos à operação daquelas unidades, cabendo a ele aprovar os limites propostos. As unidades de Yucca Mountain apenas serão abertas se a EPA atingir os padrões de proteção ao meio ambiente e à saúde humana com tal operação.
Os padrões propostos retêm e acrescentam aos padrões originais para Yucca Mountain estabelecidos em 2001, e também são responsivos a medidas legais da Corte de Apelos do Circuito do Dstrito de Columbia, estabelecidas em julho de 2004. A EPA aceitará comentários públicos e fará audiências públicas sobre esta questão por 60 dias após a publicação do respectivo Registro Federal.
(Fonte: Capitolium News, 17/8)