Cientistas querem transplantar elefantes da África para a América do Norte
2005-08-18
Um grupo de proeminentes cientistas acredita que elefantes poderão rondar as grandes planícies da América do Norte. A idéia de transplantar animais selvagens africanos para o continente americano está sendo sustentada por alguns cientistas e conservacionistas que clamam por esforços para realocar espécies exóticas ao redor do mundo, algo que já foi considerado um grande desastre.
Mas os apoiadores do projeto afirmam que ele poderia salvar algumas espécies africanas da extinção, pois na África estão desaparecendo as áreas de sustentação a essas formas de vida.
Conforme os pesquisadores, a idéia é realocar os animais a fim de restaurar a biodiversidade na América do Norte, em condições próximas às existentes há mais de dez mil anos, quando a paisagem estava praticamente isenta da ação humana.
Os cientistas reconheceram que a maioria das espécies modernas de elefantes nunca viveu em paisagens africanas, Contudo, alguns de seus primos biológicos como os mastodontes, camelos e outras percorreram o local há mais de um milhão de anos, quando a Era do Gelo retrocedeu e os humanos começaram a chegar. A rápida extinção de dezenas de espécies de grandes mamíferos na América do Norte – talvez devido à combinação da mudança climática com a caça excessiva – fez disseminar mudanças na paisagem. A realocação de grandes animais para vastos parques ecológicos e reservas provadas poderia reparar tais danos, abrindo novas possibilidades inclusive ao ecoturismo na região.
O plano dos cientitsas deverá ser detalhado nesta quinta-feira (18/8) na revista Nature. (CNN, 17/8)