Projeto Social gera renda a partir da reciclarem no NE
2005-08-17
Responsável pela retirada de cerca de 160 milhões de garrafas PET do meio ambiente por ano, a indústria pernambucana Frompet, especializada na reciclagem do plástico PET, desenvolve uma série de ações voltadas para recuperar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida de famílias de baixa renda do Nordeste. No final de 2004 estabeleceu a meta de que 30% das garrafas utilizadas no processo de reciclagem viessem de projetos sociais.
Com 90 fornecedores cadastrados, a Frompet anuncia que 31% de sua matéria-prima é proveniente desses projetos. Em parceria com a Fundação Avina (instituição voltada ao desenvolvimento sustentável nos países ibero-americanos), a Companhia Industrial de Vidros (CIV) e a prefeitura de Salgueiro, no alto Sertão pernambucano, a Frompet lançará nesta sexta-feira (19/08) o Programa Cidadão de Coleta Seletiva em Pernambuco. Objetivo é mobilizar ex-catadores que trabalhavam no lixão da cidade e que passam a exercer o papel de agentes ambientais, orientando a população para a importância do respeito ao meio ambiente. As escolas da cidade, hotéis, bares e restaurantes serão visitados pelo agentes que passam a fazer o recolhimento do material reciclável de porta em porta.
O material já tem compra garantida pela Frompet e CIV, que vão pagar à associação pelo material. O projeto é focado no fortalecimento de cooperativas ou associações de catadores de materiais recicláveis do Nordeste, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida desses profissionais através de ações que garantam a sustentabilidade de seus negócios. (GM, 17/08)