Vegetação derrubada sem licença gera multas no RS
2005-08-16
A Agência Florestal da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (Sema) em Lajeado lavrou dois autos de infração por corte de vegetação nativa em estágio avançado de regeneração sem autorização do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap).
Um crime ocorreu no município de Estrela, onde espécies como aroeiras, canelas e açoita-cavalo, entre outras, foram derrubadas totalizando meio hectare de uma propriedade rural. No local, foram apreendidos 138 metros estéreis de lenha. A área foi interditada. O infrator recebeu multa de R$ 13.800,00 e terá 20 dias para recorrer administrativamente. O processo é encaminhado ao Ministério Público de Estrela.
A outra infração foi constatada em Dois Lajeados, com a supressão de canelas, vassouras, camboatás e angicos em meio hectare de área. Foi usada uma patrola para a derrubada da vegetação e o objetivo era a instalação de uma saibreira no local. O empreendedor não possuía licença ambiental nem da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), nem do Defap. Foi aplicada uma multa de R$ 300,00.