Holanda corre para implantar projetos de produção de biodiesel
2005-08-16
A Holanda está numa verdadeira maratona para a implantação de projetos visando à produção de biodiesel a fim de reduzir a dependência das importações de petróleo, cujos preços disparam. Investidores holandeses dizem que a popularidade do biodiesel cresce à medida que ele é visto como uma alternativa mais barata e ambientalmente responsável ao petróleo e ao diesel.
–Não há uma grande demanda por biocombustível, mas as pessoas estão começando a converter seus motores, disse Henry Aberson, diretor da empresa holandesa de energia solar Oil Systems, que, no mês passado, abriu sua primeira planta de biocombustível no país. –Vendemos nosso combustível a 65 centavos o litro, afirmou.
A Holanda, de fato, está seguindo as tendências de outros países europeus, como Alemanha,. França e Grã-Bretanha, onde a produção de biocombustível tem se expandido em anos recentes. Os países da União Européia têm pressionado por biocombustíveis, que transformam matéria orgânica, como óleos vegetais e grãos, e mesmo cana-de-açúcar, em energia, sendo que tais combustíveis poderiam perfazer 2% do consumo mundial total neste ano, e 5,75% até 2010.
A Solar Oil Systems e um grupo de produtores rurais holandeses investiram em torno de 700 mil euros em uma máquina na planta de biocombustível de Delfzijl, ao norte do país, a qual tem uma capacidade anual de produção de 3,5 milhões de toneladas, afirmou Aberson. (Planet Ark, 15/8)