Cientistas descobrem mecanismos que fazem as plantas florescerem
2005-08-16
Investigadores da Universidad de Kyoto (Japão), do Instituto Max Plank de Tubingen (Alemanha) e da Universidade de Ciências Agrícolas de Umea (Suécia), conseguiram desvelar, em três estudos, o mecanismo que permite às plantas florescerem no momento adequado e, ao mesmo tempo, que suas flores saiam em locais oportunos.
Os cientistas identificaram uma molécula, que chamaram de Florígeno, que se ocupa de viajar da folha até o tecido embrionário vegetal, onde se inicia o florescimento, segundo publicado nesta seman na revista Science.
Conforme o investigador da Universidade Politécnica de Valência, na Espanha, Miguel Ángel Blázquez, que trabalhou por quatro anos com o grupo alemão, embora não tenha participado diretamente da descoberta, os trabalhos agora publicados respondem a duas importantes perguntas: como as plantas sabem quando têm de florescer e como sabem onde devem aparecer suas flores.
Mesmo assim, no último dos estudos, o da Universidade de Ciências Agrícolas de Umea, foi possível descobrir uma molécula cuja existência havia sido prevista há uns 50 anos, mas da qual até agora nada havia sido encontrado. Trata-se do Florígeno, que tem como missão viajar das folhas até as pontas dos talos para dar instruções precisas que fazem possível o florescimento. Conforme Blázquez, o descobrimento desta molécula supõe, nesta área, um achado semelhante ao da pedra filosofal. (El Mundo, 15/8)