China planeja construir primeiro complexo eólico
2005-08-16
A China planeja construir seu primeiro complexo eólico offshore no ano que vem, a fim de aliviar a crônica carência de eletricidade, segundo informou nesta segunda-feira (15/8) a agência oficial de notícias Xinhua News. O complexo, a ser erguido no Mar Bohai Sea, na província setentrional de Hebei, tem por objetivo a geração de 1 milhão de quilowatts de capacidade, e deve ser concluído em 2020.
A fase inicial da construção deverá ser realizada no final do ano que vem, com a geração de 50 mil quilowatts, afirmou a agência, citando Gao Xihai, vice-gerente da Zona de Desenvolvimento Portuário de Huanghua, promotora do projeto. O plano vem exatamente quando diversas cidades chinesas passam por dificuldades de abastecimento energético, o que forçou a programação de blackouts e requereu o fechamento ou a mudança de programação da produção para os finais de semana, quando a demanda é menor.
Segundo anúncios oficiais feitos na semana passada, a China planeja acrescentar 70 milhões de quilowatts anuais ao seu sistema elétrico ate 200, chegando a um total de 650 milhões de quilowatts. (ABCNews, 15/8)