Governo do Amazonas anuncia taxa zero para cobrança de imposto sobre produto florestal
2005-08-15
A partir de sexta-feira, todos os produtos florestais do Amazonas, com exceção da madeira, passaram a contar com isenção dos impostos estaduais. O fim da cobrança desses tributos foi anunciada quinta-feira pelo secretário da SDS (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Virgílio Viana, durante a realização do seminário Estratégias para o combate ao desmatamento e promoção ao desenvolvimento sustentável no sul do Amazonas, realizado no prédio da reitoria da UEA (Universidade do Estado do Amazonas). O evento contou com a presença da ministra do Meio Ambiente Marina Silva.
Fetagri diz que medida vai gerar benefícios
Na avaliação do secretário-geral da Fetagri-Am (Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Amazonas), Aldenor Sobrinho, a medida irá contribuir para melhorar a situação de quem vive da produção agrícola.
— A isenção é um grande passo à frente que estamos conquistando e irá surtir efeitos positivos no desenvolvimento agrícola do Estado, pois teremos um significativo ganho econômico -, disse.
O sindicalista mencionou que, além do ganho econômico, os produtores terão benefício de tempo para a comercialização.
— Não precisaremos mais ir a vários órgãos; antes, passávamos até seis meses para fazer os cadastros de regularização do imposto -, informou o representante da entidade.
(Jornal do Commércio, 12/08)