Abalo sísmico deixa 26 feridos no sudoeste da China
2005-08-15
Um terremoto de 5,3 graus de intensidade na escala Richter deixou pelo menos 26 feridos e arrasou inúmeras casas na província de Yunnan, no sudoeste da China, informou neste domingo (14/8) a agência oficial Xinhua.
Além dos feridos, cujo estado não foi informado, o terremoto destruiu casas e provocou estragos em reservas, estradas e serviços de telecomunicações, disse Zhang Jihua, diretor do escritório de assuntos civis do condado de Wenshan.
O epicentro do tremor se situou no ponto de confluência das localidades de Matang, Binglie e Hongdian, todas sob jurisdição de Wenshan.
As autoridades locais organizaram o dispositivo de resgate e enviaram uma grande quantidade de tendas e edredons às áreas afetadas, anunciou Zhang.
Por sua parte, o governo provincial doou US$ 240.000 em ajuda de emergência.
O Escritório Estatal de Sismologia enviou quatro especialistas à região afetada, que se unirão a outros 28 especialistas da província que investigam as condições em que aconteceu o abalo sísmico.
A China sofre muitos terremotos todos os anos, a maioria deles na região oeste do país, onde se encontra a zona de fricção entre a placa tectônica asiática e a da Índia.
Como a área é pouco povoada, não costuma haver muitas vítimas, exceto quando afetam vales povoados de Yunnan ou das regiões do Tibete e Xinjiang. (FSP, 14/8)