Sobe para 142 o número de mortos por doenças após inundações na Índia
2005-08-15
A morte de 18 pessoas nas últimas horas no Estado indiano de Maharashtra eleva para 142 o número de mortos por doenças provocadas pela contaminação da água em várias regiões do país, informaram neste domingo fontes oficiais.
Ao todo, 107 pessoas morreram na cidade de Mumbai, capital de Maharashtra e centro financeiro do país, por doenças relacionadas à contaminação da água depois das inundações de 26 de julho, as quais mataram quase 1.000 pessoas.
Mais de 5.000 pessoas estão hospitalizadas em Mumbai e no distrito vizinho de Thane, que também foi duramente castigado pelas inundações.
Ontem, a presidente do governista Partido do Congresso (CP), Sonia Gandhi, visitou os afetados pelas chuvas no Hospital V. N. Desai de Mumbai, onde pediu ao Governo local que tome as medidas necessárias para controlar a situação.
A maioria das mortes foi causada por leptospirose, malária, dengue e gastrenterite. Cerca de 1.200 pessoas estão internadas em Mumbai com febre alta e outros sintomas de doenças causadas pela contaminação da água.
Além de Mumbai e Thane, Kalwa, Mumbra, Kalyan e Dombivali também registram um grande número de casos semelhantes.
As inundações causam a cada ano centenas de mortos e graves danos materiais à Índia durante a estação de chuvas que acontece entre os meses de junho e setembro. (FSP, 14/8)