Apagão afeta a cidade de Córdoba, na Argentina
2005-08-12
Cerca de 80 mil usuários de serviços de energia elétrica ficaram sem luz, na manhã de quinta-feira (11/8), na cidade de Córdoba, na Argentina. A causa foi um incêndio em uma planta geradora da Empresa Provincial de Energia (Epec). Trabalharam no local quatro viaturas de bombeiros. O incêndio afetou boa parte da cidade. As causas ainda são desconhecidas, e o incêndio ocorreu por volta das 7h (horário local) na central Dean Funes da empresa, localizada na avenida Costanera, 2000, no bairro Villa Páez, a umas 30 quadras do centro da cidade.
As chamas alcançaram altura superior a quatro metros e tiveram início em um grande transformador, que acabou sendo inutilizado. Durante uma hora, o noroeste da cidade ficou sem abastecimento de energia. Os bombeiros conseguiram rapidamente controlar o fogo, numa operação que durou aproximadamente uma hora. Não foram registradas vítimas nem danos pessoais.
Segundo moradores da vizinhança da usina, antes do incêndio ouviu-se uma forte explosão. O porta-voz da Epec, Adrian Calvo, informou à Rádio Mitre que o serviço de abastecimento de energia foi restabelecido paulatinamente, chegando a estar regularizado na metade da manhã. Ele descartou a possibilidade de uma sabotagem e acrescentou que, muito provavelmente, houve aumento de demanda relacionado com as baixas temperaturas que provocam picos de consumo. (Clarín, 11/8)