Petrobras quer reduzir uso de gás
2005-08-11
A Petrobras analisa medidas de contenção do consumo de gás natural, que cresceu a uma taxa média anual de 20% nos últimos dois anos. Segundo o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, uma das medidas seria reavaliar os descontos dados em 2003 aos clientes. Outra medida seria o fim dos investimentos, pela estatal, em projetos termoelétricos a gás natural.
Hoje, a Petrobras detém participação em 10 usinas que, juntas, chegarão a gerar 5 mil megawatts até 2010. Gabrielli disse que uma taxa de crescimento de 20% do consumo de gás é insustentável do ponto de vista de garantia da oferta. Com a retirada dos descontos, o preço subirá para o consumidor final. Os descontos foram dados no passado justamente para incentivar o consumo do gás.
Outra possibilidade é a transformação de termoelétricas, que usam gás natural em unidades bicombustíveis, que poderiam usar gás, diesel ou óleo combustível. Segundo Gabrielli, oito termoelétricas da estatal devem ser convertidas com custo estimado entre US$ 150 milhões e US$ 200 milhões. (Valor Online, 10/08)