Cada vez mais o câncer de pulmão ataca mulheres não fumantes
2005-08-11
A viúva do ator Cristopher Reeve, ex-protagonista do Super Homem no cinema, anunciou na terça-feira (9/8) ser vítima de câncer de pulmão. Com muitas não fumantes, Dana está numa situação cada vez mais comum. Conforme pesquisas médicas, a maioria dos cânceres de pulmão afeta fumantes, mas uma em cada cinco mulheres que nunca colocaram um cigarro na boca vem sendo diagnosticada com este mal, carregando um estigma típico dos fumantes.
O Dr Tom Labrecque Jr assinala que ninguém merece um câncer de pulmão, mas os não fumantes vêm sendo cada vez mais vítimas da doença. Segundo ele, pessoas que adquirem esse tipo de câncer sem fumar apresentam-nop em estágios cada vez mais prematuros da vida. No caso de Dana, aos 44 anos. Isto está ligado a fatores genéticos, explica o médico. Apenas 3% dos cânceres de pulmão ocorrem em pessoas com menos de 45 anos, a menos que se tratae de fumantes.
O anúncio da viúva de Reeve, que trabalha numa fundação que leva o nome de seu ex-marido, para ajudar pessoas com paralisia, ocorreu quase ao mesmo tempo em que foi anunciada a morte do âncora da rede de TV norte-americana ABC News, Peter Jennings, um fumante que morreu de câncer aos 67 anos. Somente neste ano, estoima-se que 93.010 homens e 79.560 mulheres serão diagnosticados com câncer de pulmão nos Estados Unidos. Cerca de 10% dos homens e 20% das mulheres afetados por câncer de pulmão nunca fumaram, atesta o Dr. Michael Thun, episdemiologista chefe da Sociedade Norte-americana do Câncer. (CNN, 10/8)