Nova técnica de relaxamento simula sensação de boiar no Mar Morto
2005-08-11
O efeito relaxante que experimentamos ao boiar no mar se transformou em método de relaxamento e virou moda na Espanha, onde já estão disponíveis as cabines desenvolvidas especificamente para que a pessoa fique com o corpo suspenso na água, como se estivesse boiando nas águas do Mar Morto.
As cabines, que podem ser encontrada em hotéis, spas e clínicas de estética da Espanha, são uma espécie de banheira fechada em que o cliente fica isolado do mundo exterior, no escuro e silêncio absoluto, boiando em água salgada com temperatura constante de 36 graus Celsius. As cabines têm 2,50 por 1,90 metros e capacidade para aproximadamente 500 litros de água, na qual são diluídos 250 quilos de sal.
A proposta da cabine é recriar o ambiente do útero materno,favorecendo um estado de relaxamento físico e mental profundo. Além de não sentir nem frio nem de calor, e de não ouvir nada, a pessoa, ao entrar na cabine, deixa de sentir o peso do próprio corpo. Uma experiência difícil de ser explicada, mas que muitas vezes leva a um sono tranqüilo e restaurador. Quem já experimentou diz que sessões de uma hora proporcionam um descanso equivalente a cinco horas de sono.
Se a pessoa ficar angustiada com tamanho grau de isolamento, pode optar por deixar a luz da cabine acesa ou ficar ouvindo música clássica. As cabines mais modernas oferecem até um equipamento com tela plana para a projeção de filmes. (O Globo, 10/8)