Mais de 60% dos lares visitados por campanha da Sociedade Ponto Verde, em Portugal, separam o lixo
2005-08-11
Mais de 60% dos lares portugueses visitados pelas equipes da campanha Separar toca a todos desde o início do ano separam corretamente as embalagens, anunciou a Sociedade Ponto Verde, de Portugal, que promove a iniciativa.
Nove senhores ponto verde, divididos por três equipes, entraram em cerca de 55 mil casas portuguesas, onde 61% das famílias provaram que realizam a separação de forma rigorosa.
Oitenta por cento das famílias apresenta consciência ecológica: separam o lixo, mas nem sempre de forma correta. De acordo com a Sociedade Ponto Verde, os cidadãos têm cada vez mais hábitos de reciclagem, com um valor recorde de embalagens entregues para reciclagem atingido no mês passado.
Em julho, foram depositados nos ecopontos quase 20 mil toneladas de embalagens para reciclagem, mais duas mil toneladas que o valor mais alto registado o ano passado, em agosto. Neste ano, a campanha Separar Toca a Todos registou ainda um crescimento de 13% no total de lares que reciclam, bem como um aumento de 83 por cento nas famílias que já separam as embalagens de forma correta.
–Há ainda uma taxa muito grande de portugueses a separar para reciclagem um único tipo de material, na maioria dos casos o vidro, afirma a Sociedade Ponto Verde, sublinhando que o importante é que estas pessoas passem também a levar para o ecoponto todas as outras embalagens que utilizam.
Com a melhoria dos hábitos ambientais, a reciclagem doméstica poderia crescer cerca de 25%, contribuindo assim fortemente para o cumprimento das metas européias, calcula a sociedade.
Os monitores visitam, atualmente, lares no Litoral Centro do país, estando previstas visitas a famílias da Margem Sul de Lisboa e da região do Vale do Ave, no final do mês.
As famílias que separam as embalagens são premiadas com um diploma com um íman para colocar no frigorífico, atestando cá em casa separa-se, entre outras ofertas.
Se os cidadãos abordados ainda não tiverem aderido à reciclagem, os monitores oferecem um guia com as regras de deposição selectiva.
Quem não estiver em casa na altura da visita, terá pendurado na porta à sua espera um panfleto com a mesma informação.
A campanha já percorreu as zonas de Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, Lisboa, Oeiras, Sintra, Cascais, Porto, Zona Oeste, Litoral Centro, Vale do Minho, Évora, Vale do Lima e Baixo Cávado.
A segunda edição da campanha prossegue até ao fim do ano com o objectivo de bater à porta de mais de um milhão de lares (Ecosfera, 10/8)