Nota ao Jornal Nacional sobre incêndio na Flona do Carajás
2005-08-10
Em matéria veiculada no Jornal Nacional da última segunda-feira (08/08/05), durante o sobrevôo da Floresta Nacional do Carajás, foi dito que o incêndio na região estava fora de controle. De acordo com informações dos técnicos do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) a informação está equivocada.
No dia 06/08, o Prevfogo enviou ao local uma equipe de especialistas composta por 06 técnicos e equipamentos para combate de última geração, incluindo dois helicópteros para sobrevoar a área.
Segundo a coordenação do Prevfogo, os focos de incêndio estão sob controle desde o dia 07/08, não havendo a possibilidade de avanço para outras áreas de floresta.
Informamos que os focos remanescentes estão em áreas de difícil acesso o que ocasiona uma maior demora em seu combate e extinção, mas deverão ser extintos nos próximos dias. Após o término dos combates as equipes de vigilância no local serão mantidas com objetivo de evitar o reaparecimento de novos focos. (Ibama, 9/8)