Paranaguá quer ser primeiro porto com certificação ambiental no Brasil
2005-08-10
O superintendente do Ibama no Paraná, Marino Gonçalvez, disse ontem (9/8) durante o seminário o internacional de Gestão Ambiental Portuária, em Paranaguá (PR), que o órgão ambiental é favorável em tornar o Porto de Paranaguá no primeiro porto com certificação ambiental no Brasil.
— Somos parceiros do governo do Estado nessa empreitada-, informou Gonçalvez.
— Paranaguá quer ser um porto público, não um porto-empresa para servir aos outros-, destacou o governador do Paraná, Roberto Requião. O Superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Eduardo Requião (irmão do governador) disse que os portos pretendem ser um centro de excelência de manejo ambiental. Ressaltou que nos últimos 30 meses sua equipe esteve às voltas com a elaboração do Plano de Controle Ambiental na área primária e na retroárea dos portos.
Segundo ele, cerca de 18 ações estão em andamento para a melhoria na logística dos portos. — É hora de transformar os problemas concretos em soluções práticas-, afirmou, sem no entanto, especificar como. O superintendente limitou-se a dizer que o grande desafio de Paranaguá é tentar diminuir a poluição e aumentar a movimentação portuária.
Os portos de Paranaguá e Antonina respondem por 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná e são vitais não apenas à economia paranaense, mas também à dos estados produtores vizinhos e do Centro-Oeste, e dos países do Mercosul, que necessitam ter sempre um corredor de exportação dinâmico e eficiente. (Com informações da Mediação Comunicação)