Professor da UFF ganha prêmio por pesquisa em alternativa energética
2005-08-10
Coordenador da pós-graduação em Química Orgânica da Universidade Federal Fluminense (UFF), o professor Gilberto Alves Romeiro recebeu, no Dia Nacional do Químico (18 de junho), o prêmio Retorta de Ouro, oferecido anualmente às personalidades que se destacam na área química. Um dos projetos de pesquisa responsáveis pela conquista é a Conversão a Baixa Temperatura (CBT), trabalho desenvolvido por Gilberto Romeiro em parceria com pesquisadores alemães da Universidade de Tübigen.
A CBT consiste em reaproveitar vários tipos de resíduos evitando que sejam apenas descartados na natureza. Por meio do processo de conversão, os resíduos sólidos se transformam em alternativa energética. O projeto-piloto já está em execução na empresa Sinergia - Tecnologia em Resíduos, localizada em Magé, no Rio de Janeiro.
Criado em 1985 apenas como especialização, o curso de pós-graduação em Química Orgânica da UFF conta atualmente com vários bolsistas da Capes, Faperj, CNPq, Pibic e outros. Possui um quadro de pesquisadores altamente qualificados - todos com doutorado - e mantém vários convênios nacionais e internacionais, enfatiza o coordenador. (Com informações da UFF)