Candelária sedia I Encontro Regional da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo
2005-08-10
O primeiro dos três encontros regionais para consulta popular sobre o futuro das águas da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo aconteceu ontem (9/8), em Candelária. O evento teve início às 14 horas e foi realizado no auditório do Colégio Nossa Senhora Medianeira. Todos os moradores locais e dos demais municípios que compõem a bacia foram convidados a comparecer para fazer parte das discussões e decisões.
Os participantes assistiram à apresentação dos resultados do diagnóstico, estudo realizado pela empresa Ecoplan Engenharia, contratada pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema). Após, as pessoas escolheram os usos futuros das águas para cada trecho de rio e também receberam uma revista com um resumo da situação atual das águas da bacia. Além disso, houve apresentação do processo de participação popular e explanação sobre as leis de gerenciamento das águas, por meio dos representantes do Conselho de Recursos Hídricos da Sema, da Fepam e do Comitê Pardo. Segundo a presidente do Comitê Pardo, Lúcia Müller Schmidt, o objetivo das consultas populares é dar base para que a vontade dos moradores da bacia realmente seja levada em conta pelo comitê na reunião de setembro, quando será definida a qualidade futura para as águas.
Agora, serão feitos os três encontros regionais. Além da consulta pública de Candelária, será realizada uma reunião semelhante em Gramado Xavier, na quinta-feira, às 13h30, no Ginásio Giespa; e outro em Santa Cruz do Sul, no dia 18 de agosto, às 14 horas, na Câmara de Vereadores. Os resultados de todos os eventos, tanto municipais como regionais, serão levados em conta na hora de definir o futuro das águas. (Gazeta do Sul, 09/08)