Operação anti-ruído vai começar no Parcão
2005-08-09
A partir de domingo, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre (Smam), a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e o 9º Batalhão de Polícia Militar atuarão em conjunto para combater os ruídos provocados pelos veículos no estacionamento junto ao Parque Moinhos de Vento (Parcão). A operação anti-ruído, definida em encontro realizado ontem (8/8) entre as instituições envolvidas, também contará com a participação do Batalhão de Polícia Ambiental, que cederá os instrumentos de medição sonora. No fim de semana seguinte, a ação ocorrerá na avenida Guaíba, bairro Ipanema, zona Sul. Segundo o titular da Smam, Beto Moesch, a intenção é fazer a operação em todos os finais de semana.
- A atuação conjunta entre os três órgãos é inédita e alavancará resultados positivos -, disse Moesch. Ele explicou que a fiscalização de ruídos emitidos por veículos compete à EPTC; à BM, a aplicação da lei no que se refere à perturbação da ordem pública; e à Smam, o controle da poluição sonora na cidade. A infração é passível de multa, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
O secretário disse ainda que a iniciativa partiu de reclamações da população e da necessidade de intensificar as ações. - O mais importante é coibir e notificar quem desrespeita a lei -, afirmou Moesch. Ficou acertado que a EPTC também irá desbloquear o trânsito na área, para evitar a formação de filas duplas. Um representante da Associação Comunitária do Parque Moinhos de Vento participou do encontro de ontem, já que, quando necessário, os agentes medirão o som nas residências. (CP, JC, 09/08)