IEF abre 18º curso de capacitação para Guarda-Parques
2005-08-09
O Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF) realiza nesta terça-feira (9) a solenidade de abertura do 18º Curso de Capacitação para Guarda-Parques, na sede do IEF, em Belo Horizonte (rua Paracatu, 304 – 3º andar). O treinamento qualifica profissionais ligados às diversas atividades operacionais de parques, reservas e demais áreas protegidas.
Criado em 1992, o curso é uma parceria do IEF com o U.S. Fish & Wildlife Service (organização norte-americana), o Projeto de Proteção da Mata Atlântica (Promata) e a Fundação Biodiversitas. — Um total de 391 guarda-parques de 23 estados brasileiros e seis países da América Latina e África já participaram-, observa Elaine Régis Maciel, coordenadora do curso. O treinamento é dividido em duas turmas de 25 alunos cada, sendo que a primeira participa das aulas entre os dias 9 e 28 de agosto, e a segunda no período de 6 a 25 de setembro.
Elaine Maciel destaca que a capacitação contribui para que os participantes desempenhem suas funções com maior eficiência e motivação, melhorando a qualidade de vida e o trabalho, além de despertar as iniciativas de proteção e conservação da biodiversidade biológica e cultural.
Uma novidade em 2005 é a realização da segunda etapa do curso no Parque Estadual do Rio Preto, no Alto Jequitinhonha. Tradicionalmente, as aulas aconteciam no Parque Estadual do Rio Doce, na região do Vale do Aço, que ainda abrigará a primeira parte das aulas.
No Parque Estadual do Rio Doce está o maior remanescente de Mata Atlântica de Minas Gerais. Já o Parque Estadual do Rio Preto, localizado no município de São Gonçalo do Rio Preto, é um representante do cerrado. Ele abriga as nascentes do Rio Preto, um dos mais importantes da região, e afluentes do Rio Jequitinhonha. Ambos os parques possuem estrutura devidamente equipada para receber os alunos.
O curso tem 10 disciplinas obrigatórias teórico-práticas, palestras e atividades complementares, oferecidas dentro da carga horária de 128 horas/aula. As disciplinas são: Primeiros-Socorros e Prevenção de Acidentes; Noções de Ecologia; Legislação Ambiental; Princípios de Planejamento de Unidades de Conservação; Técnicas de Patrulhamento; Relações Humanas; Sistemas de Segurança em Unidades de Conservação; Interpretação Ambiental; Animais Peçonhentos; Prevenção e Combate a Incêndios. (Assessoria do Governo do Estado de Minas Gerais, 8/8)