Greenpeace denuncia a progressiva contaminação dos mares pelo lixo
2005-08-09
A organização ecologista Greenpeace distribuiu, na semana passada, o informe Lixos no Mar no qual denuncia a deterioração progressiva do meio marinho em conseqüência das 6,4 milhões de toneladas de lixo jogadas ao mar a cada ano. A Greenpeace faz um chamamento à ação urgente contra o lixo no mar. - Os mares e seus seres vivos se afogam em plásticos - declarou Juan López de Uralde, diretor da Greenpeace na Espanha. - Temos de atuar e temos de fazê-lo já. Não podemos continuar fechando os olhos ante um problema que está matando nossos oceanos. Desde há trinta anos, quando se realizaram os primeiros estudos sobre lixo no mar, o problema só se agravou.
Segundo a Greenpeace, o maior problema diz respeito ao lixo flutuante, que é constituído em 90% por resíduos plásticos. Destacam-se por sua quantidade os plásticos brandos, como sacolas de plástico. No entanto, 70% do lixo jogado acabam no fundo do mar, e apenas cerca de 15% termina depositado nas praias. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) estimou que 13 mil peças de plástico contaminam cada quilômetro quadrado de mar. Os impactos dos lixos flutuantes sobre a fauna marinha estão bem documentados, sendo os mais graves os derivados do estrangulamento e ingestão. Foi comprovado, por exemplo, que cerca de 98% dos fulmares do mar do Norte tem restos de plástico em seus estômagos. A ingestão de plásticos por seres vivos marinhos pode levar facilmente à morte.
Mas a Greenpeace denuncia que os impactos não são apenas ecológicos. O lixo no mar tem impactos sobre a saúde humana, impactos econômicos ou danos à navegação. A Greenpeace reivindica soluções globais para um problema que considera conseqüência da crescente geração de lixos. - O recolhimento de lixos nos pontos de chegada é uma medida paliativa necessária, mas o mar continua devolvendo mais lixo. Somente com políticas de resíduo zero se poderia começar a reduzir este problema -, declarou López de Uralde. (Eco Agência, 07/08)