Cargill constrói fábrica de biodiesel na Alemanha
2005-08-09
A Cargill pretende construir fábrica de diesel a partir de óleo de nabo forrageiro e de outros vegetais em Mainz, na Alemanha, estimulada pelo aumento da demanda de alternativas aos combustíveis fósseis, como petróleo. A fábrica terá capacidade anual de 200 mil toneladas e deverá começar a produzir no terceiro trimestre do próximo ano, disse a companhia.
A Cargill não informou quanto será investido no negócio. – As novas instalações nos permitirão atender ao aumento da demanda dos clientes de biocombustíveis – disse Jack van den Hoek, gerente-geral de biodiesel e biomassa da unidade européia da Cargill.
Na Alemanha, o biodiesel está disponível em número crescente de postos de combustível. O produto é mais barato que o diesel comum, pois sobre ele incide imposto menor, pelo qual o governo quer promover seu uso como alternativa aos combustíveis fósseis. Em janeiro, a Cargill anunciou que está expandindo sua capacidade de esmagamento em 50% na Alemanha, o que permitirá à companhia atender à demanda de óleos vegetais para biodiesel, além de consumidores de alimentos. (GM, 08/08)