Gramado aprova incentivo para prédios ecológicos
2005-08-09
Os projetos de obras que adotem sistemas construtivos e equipamentos ecologicamente corretos terão prioridade na tramitação na Secretaria Municipal de Planejamento. Isso é o que prevê projeto de lei do Poder Executivo aprovado por unanimidade na sessão de segunda-feira da Câmara de Vereadores de Gramado.
Prédio ecologicamente correto,de acordo com o projeto, é aquele que se utiliza de energias alternativas e não poluentes, como energia solar, placas fotovoltaicas e turbina eólica, por exemplo. Outras medidas previstas são sistema de captação e aproveitamento de água da chuva, estação de tratamento de esgoto próprios, sistema de armazenamento de lixo de forma separada, uso de tintas ou vernizes à base de água, madeiras provenientes de reflorestamento, lâmpadas fluorescentes compactas, entre outras.
Foi aprovada, também, emenda do vereador Roque Tomazeli (PDT) que prevê uma multa de 10 CUBs (equivalente a R$ 8.733,50) por cada item previsto no projeto e não executado. - Esta emenda faz com que o construtor não se sinta estimulado a fazer um projeto da obra, com características ecológicas, obter prioridades na tramitação do seu projeto e depois não cumprir o que prometeu -, afirmou. (Jornal de Gramado, 08/08)