Amazonas concentra 70% dos agentes ambientais voluntários cadastrados no Ibama
2005-08-08
O Amazonas concentra hoje 70% dos cerca de 2,7 mil agentes ambientais voluntários cadastrados no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), segundo Juliana Simões, coordenadora do Comitê Gestor do Programa Nacional de Agentes Ambientais Voluntários. O programa foi instituído pela Instrução Normativa nº 66, de 12 de maio deste ano, assinada pelo presidente do Ibama, Marcus Barros.
Nos dias 9, 10 e 11 de agosto realiza-se em Brasília um seminário para treinar os funcionários que serão os responsáveis pelo programa em cada uma das 35 gerências executivas regionais do Ibama. - Vamos apresentar as experiências de sucesso, como o Projeto Manejo dos Recursos Naturais da Várzea (ProVárzea/Ibama), o caso do Parque Nacional de Brasília e de Abrolhos, o relato da gerência executiva de Manaus. Nosso servidor precisa estar capacitado a lidar com o voluntariado -, disse Juliana.
Ela explicou que os agentes ambientais voluntários precisam estar vinculados a algum órgão público local, como a prefeitura, ou a alguma entidade da sociedade civil organizada. - Nós oferecemos o treinamento desses agentes ambientais, antes de eles serem cadastrados. O monitoramento do trabalho será feito em conjunto com a entidade parceria. Se a comunidade não estiver organizada, iremos inicialmente incentivar a criação de associações. A proposta é de se trabalhar com o voluntariado a partir da organização social e do planejamento. Aí o trabalho se torna eficaz -, defendeu.
Com a publicação da instrução normativa, além de atuarem como educadores ambientais, os agentes agora podem lavrar autos de constatação. - Eles funcionam como denúncias formais de algum dano ambiental verificado, para que os fiscais do Ibama atuem. Essas denúncias têm prioridade sobre as demais. Essa é uma forma de legitimar e motivar o trabalho dos voluntários -, justificou a coordenadora.
Ela acrescentou ainda que o Ibama está construindo um banco de dados que conterá o perfil de cada agente ambiental voluntário cadastrado - uma espécie de sistema pelo qual será feito o acompanhamento do trabalho desses agentes. (Amazônia.org.br, 05/08)