Projeto para hidrelétrica anima economia de Sinimbu
2005-08-08
Um novo projeto em estudo é a mais recente esperança de reaquecer a economia do município de Sinimbu no futuro. O prefeito Mário Rabuske e o secretário de Finanças e Planejamento, Heitor Petry, iniciaram tratativas oficiais buscando a instalação de uma hidrelétrica. Uma avaliação preliminar sob vários aspectos, realizada pelo secretário Petry, levou-o a concluir que, com base nas características geográficas e hidrográficas, pode ser viável o desenvolvimento de um plano voltado à instalação de uma unidade geradora de energia no Rio Pardinho.
O prefeito e o secretário Petry, em audiência com o secretário estadual de Minas e Energia, Valdir Andres, discutiram o assunto há poucos dias. Petry afirma que a proposta foi bem acolhida pelo secretário e assessores, e ficou estabelecido que nos próximos 30 dias técnicos vinculados ao setor estarão em Sinimbu para fazer uma avaliação técnica que servirá de referência. O secretário de Finanças e Planejamento de Sinimbu, Heitor Petry, entusiasmado com a possibilidade, destaca que uma unidade hidrelétrica, além de gerar energia e incrementar a economia com retornos tributários ao município, poderá gerar outros efeitos positivos. Entre eles cita reserva da água e uma função regularizadora do fluxo do rio com reflexos até para as cidades de Sinimbu e Santa Cruz do Sul, que têm sofrido com inundações quando ocorrem fortes chuvas. Petry ainda destaca que preliminarmente foram realizados contatos com investidores da área que demonstraram grande interesse e aguardam pela avaliação técnica acertada com o secretário Andres.
Outra possibilidade que deve ser analisada para instalação de uma hidrelétrica é o Rio Pardo. Heitor Petry disse que nos próximos dias pretende verificar pontos do rio que também oferecem excelentes condições para construção de barragem e que as alternativas devem ser avaliadas pelos técnicos. (Gazeta do Sul, 05/08)