Estado tem dois novos pontos de amostragem da qualidade do ar
2005-08-08
Dois projetos de pesquisa sobre qualidade do ar em desenvolvimento na Fepam contam, agora, com novo ponto de amostragem, localizado na FIERGS, além de Sapucaia do Sul e Canoas. O início de atividades ocorreu na quinta-feira (04/08) com a presença dos bolsistas de iniciação Científica do CNPq e FAPERGS coordenados pela Dra. Elba Calesso Teixeira, vinculada à Gerência de Programas (GERPRO) da Fepam.
Os projetos intitulados são A caracterização de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos associados a partículas atmosféricas na região metropolitana de Porto Alegre e A caracterização da precipitação atmosférica na região metropolitana de Porto Alegre. Estão integrados à pesquisa os técnicos da Fepam, Flávio Wiegand, da Central de Monitoramento Automático da Qualidade do Ar, Ewelin Monica Paturi Navarro Canizares e Karen Alam Leal (do Laboratório de Química), e os bolsistas Ane Cristine Maria, Rosane Hofler Ferreira, Fabricio Lopes, Deise Caroline de Amorim e Gisele Legramante.
No primeiro projeto, os HPAs estão sendo determinados em duas frações de partículas atmosféricas (<10 micras) e (<2,5 micras), por Cromatografia Massa (Laboratório de Química da Fepam)
No projeto sobre Precipitação Atmosférica é utilizado um amostrador automático; determina-se Ph, condutividade, Ions maiores (Cromatografia Iônica – Laboratório de Química da Fepam). Além disso serão realizados, juntamente com a Geociências, análises de isótopos.
Segundo a Dra. Elba, na zona rural do município de Santo Antônio , existe um local de amostragem de aerossóis, onde está instalado o dictomico. Nas frações < 10-2,5 micras e <2,5 micras serão determinados os elementos químicos por PIXE, a fim de avaliar a composição de partículas atmosféricas de uma área supostamente sem influência antropogênica. (Fepam, 5/8)