Comunicação ambiental pode valorizar ações de empresas brasileiras na Bolsa de NY
2005-08-08
Uma bem planejada estratégia de comunicação ambiental e a adesão ao Índice Dow Jones de Sustentabilidade aumentariam a competitividade de dezenas de companhias brasileiras atualmente listadas na Bolsa de Valores de Nova York.
Esse prognóstico é de Marco Antonio Fujihara, diretor responsável pela área de Sustentabilidade da PricewaterhouseCoopers no Brasil e na América Latina. — Hoje, apenas três empresas brasileiras fazem parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade. O problema é que outras de nossas 34 companhias listadas na Bolsa de Valores de Nova York poderiam usufruir dessa vantagem competitiva, mas por desconhecimento sobre a importância dessa ferramenta estão deixando de alcançar uma melhor cotação em suas ações-, destaca Fujihara.
O Índice Dow Jones de Sustentabilidade reúne uma série de indicadores econômicos, sociais e ambientais que demonstram a consistência das iniciativas da companhia nessas áreas estratégicas para seu negócio. — Mas a adesão ao Índice depende de uma bem planejada comunicação ambiental, voltada para os públicos interno e externo da companhia, de modo a satisfazer as partes interessadas com informações que realmente agregam valor à imagem e aos próprios objetivos de negócio-, conclui Fujihara. (Com informações da AG Ambiental)