Vacina contra gripe do frango foi considerada efetiva em testes com humanos
2005-08-08
Cientistas do governo dos Estados Unidos informaram que tiveram sucesso em testes realizados com vacinas em pessoas contra a gripe do frango, mal que está se espalhando pela Ásia e pela Rússia. Segundo especiaistas em saúde que têm corrido para desenvolver uma vacina devido às preocupações com a mutação do microorganismo que causa a doença, juntamente com a gripe humana, o vírus pode sofrer mutação, resultando em outro que facilmente se espalharia pelo mundo. Contudo, a vacina testada não poderia levar a um tal controle da doença, pois foi produzida a partir de vírus morto.
Dezenas de milhões de aves morreram de infecção e não se pôde prevenir oespalhamento do vírus. Cerca de cem pessoas foram infectadas e aproximadamente 50 morreram devido ao vírus da gripe asiática, chamado A (H5N1). Até então, não havia sido registrada transmissão de humanos para humanos, mas isto são informações oficiais, e os especialistas ligados à área da saúde temem uma pandemia. Com isto, cresceram os esforços em busca do desenvolvimento de uma vacina.
O diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, Dr. Anthony S. Fauci, sdisse que, apesar de a vacina apenas ter sido submetida a testes preliminares, ela já poderia ser utilizada emergencialmente, caso se configurasse uma pandemia. Ele prevê a necessidade de vários meses para que a vacina seja testada e então oferecida ao público. –É uma boa notícia, temos a vacina, disse o Dr Fauci. –Mas não temos todas as vacinas necessárias para atingir a demanda. A questão crítica, agora, é termos vacinas o suficiente. (NY Times, 7/8)