Agricultores de Santa Catarina comemoram revogação de portaria que impedia corte de vegetação
2005-08-05
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) comemora a revogação da Portaria 035/2005 da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), assinada pelo presidente em SC, Sérgio Grando, na quarta-feira (3/8).
A Portaria editada pela Fatma, em junho, estabelecia a suspensão de emissão das autorizações de corte de vegetação em Santa Catarina. O documento que estava em vigor causou revolta, principalmente de produtores de fumo e erva-mate, que tiveram suas atividades prejudicadas.
O representante da Faesc e coordenador do Departamento de Fumo e Meio Ambiente, Sálvio Tonini, destaca que a Federação esteve presente nas discussões para revogação da Portaria e, junto com outras entidades ligadas ao setor agrícola, conseguiu antecipar a revogação, prevista para ser anulada em setembro de 2005. — Após a revogação, dentro da legalidade, os produtores poderão voltar a usufruir do corte da vegetação nativa-, informa Tonini.
Na região do Vale do Contestado, destaca Tonini, encontra-se a maior concentração de produtores de fumo - 8 mil fumicultores. Nesta mesma área, que abrange o município de Canoinhas e outros vizinhos, polarizaram-se os debates sobre a revogação.
A Fatma anunciou que foram criadas câmaras técnicas florestais com o objetivo de analisar com mais critério todos os pedidos de autorização de corte de vegetação. Tonini explica que as solicitações são encaminhadas à Fatma, que analisa a documentação e emite parecer autorizando ou não o corte. (Com informações da Faesc)