Toyota pretende lançar híbridos na próxima década
2005-08-05
A Toyota está desenvolvendo dez modelos de veículos híbridos, elétricos, para venda em todo o mundo a partir da próxima década. O anúncio foi feito ontem (4/8) pela diretoria-executiva da empresa nos Estados Unidos. A companhia espera que 25% de suas vendas, naquele país, utilizem tal tecnologia até então, quando passará a vender um milhão de veículos híbridos mundialmente, conforme suas expectativas.
–Em nossas atuais taxas de vendas, isto significa cerca de 600 mil híbridos só nos Estados Unidos, afirma Jim Press, presidente e chefe de operações da Toyota Motor Sales dos Estados Unidos, ao comentar o anúncio,em uma conferência no norte de Michigan. –Para atingir o objetivo, teremos que oferecer alternativas de sistemas de energia híbridos em virtualmente todos os nossos veículos, inclusive em caminhões, acrescentou.
Press desfez rumores de que a Toyota e a Honda estivessem usando a tecnologia para aumentar a potência de novos modelos híbridos, de modo a pôr abaixo possíveis economias com gastos em combustível para os consumidores. Ele acrescentou que a proliferação dessa tecnologia em carros modernos levaria ao que se chama de epidemia de recalls. Os híbridos são um objetivo da estratégia da Toyota para aumentar sua participação no mercado mundial de automóveis em 15%, o que provavelmente a faria ultrapassar a General Motors como maior fabricante de automóveis. Press e outros executivos da Toyota informaram que a voltailidade dos preços da gasolina, a instabilidade política e as questões ambientais tornaram prioritário o desenvolvimento dessa tecnologia.
A Toyota vende três modelso híbridos nos Estados Unidos - o Toyota Prius, o Lexus RX 400h e uma versão do Toyota Highlander, veículo esportivo utilitário. A empresa já anunciou que dois de seus novos 10 modelos híbridos serão versões do sedan Lexus GS e do Toyota Camry. O anúncio manterá a pressão sobre outros fabricantes de automóveis para que eles desenvolvam estratégias econômicas para competir com a Toyota, bem como com a Honda, já que ambas as companhias trouxeram ao mercado os primeiros híbridos. Até agora, somente a Ford respondeu com híbridos comparáveis ao popular Prius da Toyota, embora a maioria dos fabricantes de automóveis tenha modelos em planejamento. A Nissan planeja vender uma versão do seu sedan Altima que utiliza a tecnologia da Toyota, e a GM e a DaimlerChrysler, companhias que há muitotempo eram céticas a respeito dessa tecnologia, informaram que, há pouco tempo, juntaram-se para desenvolver um sistema híbrido para caminhões. (NY Times, 4/8)