Eletrobrás vai fazer avaliação geral do Proinfa no próximo dia 15
2005-08-04
A Eletrobrás fará uma avaliação geral do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica no próximo dia 15 de agosto. Foram contratados nesta primeira etapa 3,3 mil MW, com prazo de implantação até dezembro de 2006. Segundo Valter Luiz Cardeal, diretor de Engenharia da estatal, a idéia é fazer um balanço real sobre o andamento dos empreendimentos e a viabilidade de todos entrarem em operação no prazo estabelecido nos contratos.
O executivo, que participou nesta segunda-feira, 1° de agosto, da posse do novo presidente da Eletrobrás, Aloisio Vasconcelos, negou que a Eletrobrás esteja com dificuldades com produtores de eólicas para assinar os contratos de compra e venda de energia em função do preço definido pelo programa. Segundo ele, os contratos foram assinados e a avaliação geral servirá de base para identificar em que pé estão os empreendimentos.
Na primeira etapa do programa, a Eletrobrás contratou 1.378 MW de eólicas, 1.265 MW de pequenas centrais hidrelétricas e 655 MW de biomassa, que totalizam os 3,3 mil MW previstos. A questão só foi solucionada no início deste ano, quando a Eletrobrás realizou uma chamada pública para cobrir a lacuna deixara pelo segmento de biomassa. (Canal Energia, 02/08)