Britânicos ajudaram Israel a construir bomba atômica
2005-08-04
A Grã-Bretanha forneceu material fundamental para que Israel construísse sua bomba atômica no final dos anos 1950, segundo uma investigação conduzida pelo programa Newsnight, transmitido pela BBC na TV britânica nesta quarta-feira (3/8).
Os documentos provam que os britânicos concordaram com a venda de 20 toneladas de água pesada aos israelenses em 1958, fato que teria sido mantido em sigilo do governo americano.
Robert MacNamara, que assumiu o posto de secretário da Defesa do presidente John F. Kennedy em 1961, se disse perplexo com a descoberta. –É muito surpreendente para mim, já que trocávamos informações freqüentemente com os britânicos sobre bombas nucleares, disse ele ao programa.
Um dos documentos descobertos na investigação mostra que Donald Cape, na época um alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores, preferia não mencionar o assunto aos americanos. Procurado pela produção do programa, ele disse não se lembrar do fato.
Os documentos sugerem que a decisão de vender a água pesada foi tomada apenas por funcionários civis do Ministério das Relações Exteriores e da equipe britânica responsável pelo projeto atômico do país.
A água pesada havia sido comprada em 1956 da Noruega e foi enviada a Israel em 1959 e 1960.
Em 1961, os israelenses fizeram outra encomenda, desta vez negada pelos britânicos.
Os Estados Unidos haviam negado anteriormente especulações de que teriam fornecido o material a Israel.
Até hoje, os países responsabilizados por fornecer material e tecnologia para que Israel construísse sua bomba atômica eram a França e a Noruega. (BBC News, 3/8)