Pesquisa norte-americana especula sobre possível controle do clima
2005-08-04
Velhos marinheiros parece que estão com a razão. Um pouco de óleo em uma água turbulenta pode acalmar as águas, segundo uima nova pesquisa que está sendo divulgada pela Universidade de Berkeley, na Califórnia. A afirmação é um velho provérbio que poderia ter papel significativo na realização de um dos mais antigos sonhos da humanidade. Em vez de apenas falar sobre o clima, como dizia Mark Twain, por que não fazer algo a respeito dele?
A pesquisa de Berkeley é significativa porque sugere — e, neste ponto, apenas sugere — que pode ser literalmetne possível afastar o vento dos furacões simplesmente acrescentando algo como água ensaboada no mar, num esforço para desfazer os temporais. Mesmo que o líder da pesquisa diga que ele não sabe se isto vai mesmo funcionar, um modelo de computador atesta que sim. E ele serve belamente no trabalho em que poucos cientistas têm estudado as formas como os modelos climáticos produzem mais chuvas em áreas afetadas pela seca, em regiões mais abafadas e nas mais frias, e no processo de reverter a força dos furacões que causam prejuízos de bilhões de dólares todos os anos, sem falar nas mortes.
Algumas idéias par modificar o clima são simples, mas poutras mais parecem ficção de Guerra nas Estrelas. Segundo um recente relatório da Academia Nacional de Ciências, a história das modificações climáticas nunca foi bem dirigida. muitos charlatães, muitas promessas não realistas, pouco rigor científico e mudanças de atitude sobre os impactos humanos no clima fizeram essa área sofrer revés. Contudo, a Academia observac que nosso entendimento do clima melhorou drasticamente nos últimos anos devido aos avanços tecnológicos dos sistemas de satélite à modelagem por computador.(Lee Die, ABC News, 3/8)