Conferência do clima reunirá 25 países na Groenlândia, em agosto
2005-08-04
Ministros do Ambiente de 25 países vão se reunir de 16 a 19 de agosto, na Gronelândia, para promover o diálogo e a cooperação na questão das alterações climáticas, segundo informações do Ministério do Ambiente dinamarquês. Na reunião, em Ilulissat, deverão participar a Índia, Brasil, China, Estados Unidos, Japão e vários países europeus.
O objetivo é realizar discussões informais sobre as alterações climáticas no mundo, ter uma compreensão das políticas de cada país e estabelecer um diálogo frutuoso para desenvolver e reforçar a cooperação climática internacional, explicou Thorbjon Fangel, conselheiro do Ministério dinamarquês do Ambiente.
A Gronelândia, ilha situada ao no Ártico, foi escolhida devido à sua natureza frágil e muito sensível às alterações climáticas, algo que os ministros poderão constatar, disse Frangel.
Um estudo sobre o impacte do clima no Árctico (ACIA), publicado em 8 de novembro último, revela que esta região aquece duas vezes mais rapidamente do que o resto do planeta. (Ecosfera, 3/8)