Aumentam as emissões de dióxido de carbono no Reino Unido
2005-08-04
As emissões de gases que contribuem para o efeito estufa aumentaram pelo terceiro ano consecutivo no Reino Unido, o que afasta o Governo de seu objetivo de conseguir uma significativa redução das mesmas daqui até o ano 2010. As estatísticas publicadas pelo Ministério de Indústria e Comércio britânico indicam que os níveis de CO2 procedentes da combustão de petróleo e carvão subiram notavelmente nos primeiros cinco meses deste ano frente ao mesmo período de 2004.
Segundo esses dados, as emissões de dióxido de carbono aumentarão no ano em curso cerca de 2% quando se esperava que caíssem 1%. Isso representa, segundo o jornal The Guardian, dificuldades para o primeiro-ministro Tony Blair, que declarou a guerra a mudança climática como uma das prioridades da Presidência britânica do G8 e da União Européia. No programa eleitoral do mês de maio, o Partido Trabalhista de Tony Blair se comprometeu a reduzir até 2010 as emissões de dióxido de carbono do Reino Unido em 20% frente aos níveis de 1990.
No entanto, as cifras divulgadas pelo Ministério da Indústria e Comércio indicam que, com o aumento das emissões de carbono, gás considerado como o principal responsável do chamado efeito estufa, o Reino Unido não atingirá a meta proposta. Segundo Martyn William, da organização ecologista Amigos da Terra, o Governo não concede a mesma prioridade à luta contra a mudança climática que à arrecadação de impostos ou ao crescimento econômico. (Yahoo Brasil Notícias, 03/08)