Transposição pode impedir colapso
2005-08-03
O possível colapso do lençol freático Jandaíra, localizado no subsolo de Baraúna, transformou-se em reivindicação da prefeitura municipal junto ao Ministério da Integração Nacional pela realização da Transposição das Bacias do São Francisco. O prefeito José Araújo, enviou essa semana, correspondência ao ministro Ciro Gomes sobre a necessidade de realização da transposição e espera contar com apoio de lideranças políticas para ter seu pleito atendido. O município concentra grande parte das fazendas produtoras de frutas e o desabastecimento poderá afetar sensivelmente a economia do Estado.
Uma das discussões com municípios cearenses de fronteira com o Rio Grande do Norte é a necessidade de adaptação do projeto que beneficiaria a barragem Castanhão no Ceará e esta serviria como reservatório que transportaria água por gravidade para cidades do Oeste Potiguar de Baraúna a Governador Dix-sept Rosado. - Iria baixar os custos do projeto -, afirma o prefeito José Araújo. Os problemas com água que enfrenta o município de Apodi vêm sendo percebidos desde o final do ano passado, quando alguns empresários abandonaram a área alegando que a água estava ficando escassa. - Empresários foram para Ceará-Mirim e outras cidades porque temiam a perda do investimento -, relata o prefeito. Inclusive, alguns deles não conseguiram colher em função do rebaixamento do lençol freático. A cidade de Baraúna é bastante peculiar quando o assunto é abastecimento de água. Não existem açudes, barreiros ou rios no seu entorno. A água chega para a zona rural e urbana através de poços.
Todo o abastecimento depende do lençol Jandaíra. A prefeitura vai solicitar à Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM) análise da água, principalmente da zona rural, para saber se existe algum tipo de contaminação por agrotóxicos. - Queremos saber se existe também poluição do lençol freático o que compromete ainda mais o abastecimento. O problema da possibilidade do colapso de água em Baraúna já foi tema de documentos entregues ao Governo do Estado e à secretaria Estadual de Agricultura. Tanto a prefeitura, através do Fórum de Entidades da Chapada do Apodi como representantes dos fruticultores pediram providências para caminhar por um plano de desenvolvimento sustentável para a área.
O prefeito afirma que a transposição do São Francisco deve deixar de ser uma utopia. - Quem fizer esta obra vai ser imortalizado pela iniciativa -, garante o prefeito. Uma das reivindicações feitas ao Ministério da Integração Nacional é a perfuração de poço com no mínimo 600 metros de profundidade para sanar, a priori, a situação de quatro comunidades rurais e abastecendo próximo ao centro de Baraúna. O município quer encontrar alternativas de abastecimento para a zona rural para evitar o colapso e a possibilidade de água com contaminação estar sendo ingerida. O fato de as chuvas este ano terem sido escassas, agrava ainda mais o quadro com relação ao aumento da reserva hídrica do município. A zona rural de Baraúna é povoada de muitos sítios que trabalham com a fruticultural irrigada. - Gostaríamos da união dos governantes para juntos enfrentarmos o problema. Observo no Ceará uma capacidade de mobilização, independente de partido, quando se quer atingir um objetivo. E sem água não é possível ir a lugar algum -, reitera o prefeito. (Tribuna do Norte, 01/08)