Produtores de Sorriso querem reflorestar 3% do Município
2005-08-03
Produtores rurais de Sorriso (420 km ao Norte de Cuiabá) querem reflorestar 3% da área agricultável do município. A proposta inédita será avaliada nesta quarta-feira (03/8) pelos 18 membros da Câmara de Política Agrícola e Crédito Rural (CPACR) na primeira reunião da entidade, neste mês conduzida pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Cloves Vettorato.
O projeto de financiamento por meio do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) Rural, dentro do Programa de Conservação da Natureza (Pronatureza), destinado a projetos de reflorestamento, será avaliado por representantes de várias entidades, entre as quais Ibama, Famato, Sema, Incra e Empaer.
— Essa é uma proposta que está vindo dos produtores da região -, disse o coordenador do FCO, Dimas Gomes Neto.
Com uma área agricultável de 515 mil hectares, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Pronatureza pode garantir o reflorestamento de 14,4 mil hectares (3%). A linha de crédito do Pronatureza destina-se a incentivar projetos que visem à conservação e à proteção do meio ambiente, à recuperação de áreas degradadas ou alteradas e ao desenvolvimento de atividades sustentáveis. Mais: tem ainda como finalidade apoiar a adaptação dos processos produtivos a tecnologias apropriadas às condições ambientais da região, além de incentivar a recuperação da área de reserva legal, matas ciliares e de preservação ambiental.
Conciliar desenvolvimento econômico com preservação ambiental é uma das metas de Vettorato que assumiu nesta segunda-feira (1º) a Seder. — Vamos reforçar as ações nesse sentido, certificando as propriedades com base nos aspectos ambientais, sociais e sanitários. Além de tudo, é necessário que haja a integração dos trabalhos da Seder com os órgãos ambientais estaduais e federais -, disse Vettorato. (Diário de Cuiabá, 02/8)