Britsh Council cria campanha para debater mudanças climáticas no mundo
2005-08-03
Os maiores cientistas do mundo vêm relatando os efeitos da mudança climática provocada pelo homem no planeta. Causada pela emissão de poluentes que aumentam o chamado efeito estufa, a mudança climática é o foco principal da campanha recém-lançada pelo British Council no Reino Unido e que agora chega ao Brasil.
A Zero Carbon City é uma campanha global que tem como principal objetivo conscientizar a população e estimular o debate sobre a mudança climática e sobre os desafios ligados à energia que as maiores cidades do mundo enfrentarão nos próximos anos. A Zero Carbon City não tem a intenção de simplesmente enfatizar os impactos da mudança climática e as negociações inter-governamentais e sim levantar aspectos e medidas práticas que as pessoas podem adotar. Focar atividades nas grandes cidades e arredores irá gerar uma perspectiva nova sobre o clima, conscientizando as populações sobre os desafios e potenciais soluções, além de fortalecer o debate sobre os tipos de ações necessárias.
Resultado de uma ampla pesquisa feita em várias partes do mundo, a campanha passará por mais de 60 países acompanhada de diversas atividades, entre elas debates e uma exposição itinerante. O British Council aproveitou, ainda, para criar uma versão especial do Culture Lab, revista online da organização (www.culturelab-uk.com).
O aumento da emissão de gases causadores do efeito estufa já começa a provocar alterações no clima. Sofisticados modelos de simulação mostram que a temperatura global média deverá aumentar entre 1,5 e 5,9ºC até 2100. A grande variação nesta estimativa reflete tanto as incertezas sobre como o clima responderá às concentrações cada vez maiores de gases quanto o fato de que ainda não se sabe como as emissões desses gases vão mudar nas próximas décadas. A quantidade que será emitida dependerá de escolhas feitas pela própria população nos próximos anos e décadas.
Uma das principais conseqüências da mudança climática será a elevação contínua nos níveis do oceano, acompanhada pelo aumento na ocorrência de fortes tempestades. A mudança nos padrões das chuvas poderá aumentar a erosão e o rebaixamento do solo, afetando profundamente a disponibilidade e a qualidade da água. Solos mais secos mudarão o tipo e os níveis de produção das colheitas, aumentando o risco de falta de alimentos em algumas áreas.
O Papel do Brasil
O Brasil é o terceiro país em emissão de carbono, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Em palestra em São Paulo, Sir David King, Assessor Científico do Primeiro Ministro Britânico, destacou os potenciais impactos das mudanças climáticas no Brasil, como alteração de 4 a 4,5°C na temperatura da superfície e aumento de 10 a 15% das chuvas de outono nas regiões central e sudeste.
Mas esta situação ainda pode ser revertida, já que o país tem um papel importante nas discussões de mudanças climáticas. Mesmo não sendo solicitado a tomar ações específicas para atingir as metas estabelecidas pelo Protocolo de Kyoto, por ser um país em desenvolvimento, criou o programa Proálcool, uma importante iniciativa que poderá contribuir para que, até 2015, a emissão de carbono global seja reduzida em 10 milhões de toneladas por ano.
O British Council é a organização internacional oficial do Reino Unido para assuntos culturais e educacionais. Completando 60 anos no Brasil em 2005, seu trabalho busca promover as idéias e as realizações do Reino Unido, por meio da atuação em três áreas: Educação; Governança e Direitos Humanos; e Criatividade. A organização atua em 220 cidades e 110 países e em todos os países onde está presente, o British Council trabalha com parceiros como os governos locais em diversas instâncias, organizações não-governamentais e iniciativa privada. O British Council é uma organização apolítica que opera em conjunto com o governo britânico. No Brasil o British Council está presente em Brasília, Rio de Janeiro, Recife, São Paulo e Curitiba. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br