Osório inicia plano para gerenciamento de lixo
2005-08-03
A Prefeitura de Osório com apoio da Caixa Econômica Federal e do Fundo Nacional de Meio Ambiente está implantando o Plano de Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos, isto é, coleta e seleção dos seis tipos de lixos que fabricamos: papel, plástico, vidro, metal, não recicláveis e tóxicos. Participam da campanha funcionários públicos, entidades sociais e cidadãos conscientes da necessidade de tomar uma atitude em relação ao lixo.
A questão dos catadores de lixo é um exemplo de falta de política social que a Prefeitura vem enfrentando já numa segunda gestão. Os menores atuantes no ramo já estão sendo encaminhados nos horários extracurriculares para oficinas de marcenaria, artesanato, música, informática e brinquedoteca. Os 65 primeiros catadores cadastrados no projeto de reciclagem estão participando de atividades formativas e informativas, escolheram as cores do uniforme e estudam, por meio de viagens e visitas a outros municípios que já fazem coleta seletiva, se querem fundar uma associação ou uma cooperativa. Cabe à população separar seu lixo e escutar as histórias das crianças envolvidas com o assunto, já que as escolas municipais e estaduais da cidade serão as primeiras a receber os catadores cadastrados, num projeto que pretende abranger todo o município. A reutilização e triagem de materiais recicláveis que hoje se faz com o lixo seco em diversos países, e já no Brasil nas cidades mais desenvolvidas, organiza melhor os trabalhadores do ramo, tornando-os cidadãos capacitados, conscientes e eticamente responsáveis.
O plano elaborado pela Prefeitura, além do Mãos na triagem, projeto que envolve os catadores de lixo seco, abraça também outras catações importantes, como a de pilhas, baterias de celulares e filmadoras, que serão encaminhadas para os fornecedores; é o Bota pilha pra correr. A operação Apague a lâmpada tem como objetivo evitar a contaminação do ambiente e a intoxicação das pessoas que entram em contato com as lâmpadas fluorescentes, que contém mercúrio, elemento altamente tóxico. As lâmpadas serão recolhidas pelo setor de meio ambiente da Prefeitura Municipal. Estabelecimentos comerciais serão cadastrados para receber o lixo tóxico: pilhas, baterias de filmadoras, máquinas fotográficas e celulares. (Litoral Nortes RS, 02/08)