Cientistas comparam lendas a tsunamis e terremotos reais
2005-08-03
Não se precisa de sismógrafo para saber quando vêm os terremotos. Não é exatamente o som de uma música que se ouve, mas é o que diz um artigo publicado há poucos dias na Seismological Research Letters. Segundo os cientistas que o escreveram, norte-americanos e indianos, o artigo está referenciado em artes e histórias de nativos do Noroeste do Pacífico a respeito do terremoto de Cascadia, ocorrido em 1700.
O terremoto foi considerado de magnitude 9.0. Os registros do tsunami feitos pelo Japão permitiram aos geólogos registrar o sismo às 21h de 26 de janeiro de 1700. Mas não apenas os japoneses foram afetados pelo terremoto. Nativos do noroeste do Pacífico experienciaram um grande terremoto e tsunami por causa de terremotos ocorridos em uma falha geológicas a apenas 80 milhas da costa. Suas histórias sobre enchentes são da mesma época do terremoto.
Os eventos também são memoriais de histórias míticas sobre pássaros trovões e baleias, mostrados em telas de cerimoniais. Pássaro trovão às vezes é mergulhado no mar por baleias, causando um grande barulho e uma disrupção enorme, e às vezes fazendo com que as baleias se dirijam para a terra, o que causa os sismos. Os autores notam que histórias e fábulas sobre enchentes ocorrem em outros locais, como Sumatra e Sri Lanka, que experienciaram desastres devido aos tsunamis no Oceano Índico. (NY Times, 2/8)