Pró-Guaíba lança segundo módulo
2005-08-02
Um novo modelo de financiamento promete garantir a vida do maior programa de saneamento ambiental já desenvolvido no Rio Grande do Sul. Depois de ameaçado pela condição financeira do Estado, o Pró-Guaíba vê a saída em parcerias para garantir milhões de dólares sem depender de uma fonte única.
Hoje, a segunda etapa será lançada, às 10h, no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa. Em junho, o governador Germano Rigotto anunciou a continuidade do programa, mesmo sem saber de onde viriam os recursos. Não se contava mais tanto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O primeiro módulo teve um custo de US$ 220 milhões financiados 60% pelo banco e 40% pelo governo do Estado. Foram identificadas 39 novas fontes de recursos. Levam-se em conta convênios com ministérios, fundos de recursos, Parceria Público Privada e com estatais como a Corsan e a CEEE.
As prioridades são esgoto sanitário, reflorestamento, manejo de solo, monitoramento ambiental, criação de unidades de conservação e mais educação ambiental, entre outros. (ZH, 02/08)