Projeto da termelétrica na reta final na Fepam
2005-08-02
O pedido de licenciamento ambiental do projeto de construção da usina termelétrica de Cachoeira do Sul (CTSul) está na reta final das análises dos técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). A documentação está sendo estudada desde junho do ano passado e poderá ser aprovada até o final da próxima semana. A aprovação desta parte do projeto irá abrir as portas para as etapas seguintes do empreendimento. O investimento tem a Celetro como principal parceira e está orçado em 757,2 milhões de dólares, podendo chegar a 1,2 bilhão de dólares se o mercado para a energia gerada a carvão estiver em alta.
A engenheira química Carmen Níquel, coordenadora da equipe que está analisando a documentação para licenciamento da usina, disse que até o final da primeira semana do mês de agosto será possível dizer se será preciso mais documentos ou se o projeto poderá seguir para a próxima etapa, que é a audiência pública. - Estamos na fase de revisão da documentação complementar. Se tudo estiver certo, o edital convocando para a audiência pública poderá ser publicado em agosto -, observou Carmen.
A parte ambiental é o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA-Rima), que após aprovado na Fepam será apresentado aos cachoeirenses. Conhecendo o EIA-Rima, os cidadãos poderão questionar a Fepam e representantes do projeto durante a audiência. Esse evento deverá ser agendado com antecedência de 45 dias e certamente irá atrair políticos, ambientalistas, empresários, meios de comunicação, ruralistas e a comunidade cachoeirense e da região. (Jornal do Povo, 01/08)