Picapau marfim, raro, aparece novamente nos Estados Unidos
2005-08-02
É difícil manter a pista de quantas vezes o pássaro mítico e maior picapau da América tornou-se um pujante símbolo de extinção e de desaparecimento nas florestas, foi perdido e foi encontrado. Há poucos dias, ele foi outra vez encontrado.
Mesmo os mais céticos ornitólogos agora concordam. Dizem que a nova apresentação de evidências mostra que pelo menos dois desses pássaros estão vivendo no Arkansas. O ornitólogo Richard O. Prum, da Universidade de Yale, um dos vários cientistas que desafiaram a mais recente redescoberta do picapau, disse, na segunda-feira (1º/8), após ouvir um áudio com o canto do pássaro, que ele está fortemente convencido de que existe pelo menos um par desses picapaus.
Mark B. Robbins, ornitólogo da Universidade do Kansas, que também estava cético, ouviu a mesma gravação com um estudante de graduação e disse: – Estamos completamente perplexos. Segundo o Dr. Robbins, as gravações, feitas pelo Laboratório de Ornitologia de Cornell, eram impressionantes. Sobre os artigos questionando clamores de descoberta do picapau, o Dr. Prum e outros cientistas os submeteram à biblioteca pública de ciências e disseram não haver controvérsia: – O pássaro está lá, afirmaram. (NY Times, 1º/8)