Estudo relaciona tabaco com gordura na barriga
2005-08-02
A exposição à fumaça de cigarro aumenta os riscos entre adolescentes de uma síndrome metabólica, desordem associada ao excesso e gordura na cintura, que aumenta as chances de um ataque cardíaco e diabetes, segundo um estudo.
Segundo os pesquisadores, este é o primeiro estudo a relacionar tais vínculos entre adolescentes. –A linha básica para mim é: enquanto engrenamos medidas referentes à obesidade epidêmica, não podemos abandonar a proteção de nossas crianças da fumaça do cigarro e do hábito de fumar, disse o autor líder do estudo, Dr. Michael Weitzman, diretor executivo da Academia Norte-americana de Centros Pediátricos para Pesquisa em Saúde Infantil em Rochester, Nova Iorque.
De acordo com o estudo, as síndrome metabólica foi definida como tendo pelo menos três das seguintes cinco características: uma grande cintura, alta pressão sangüínea, elevados níveis de triglicerídeos no sangue e baixos níveis de bom colesterol, e evidente resistência à insulina. O estudo foi publicado nesta segunda-feira (1º/8) pela Associação Americana do Coração, jornal de circulação online, onde os pesquisadores detectaram que 6% de crianças e adolescentes de 12 a 19 anos apresentavam a síndrome metabólica, cuja prevalência aumentou com a exposição à fumaça do tabaco. (ABCNews, 1º/8)