Sistema enxerga o desmate em tempo real
2005-08-01
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Mato Grosso (Sema) implantou, há poucos dias, o Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter). Fornecido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o sistema servirá como um importante instrumento de controle do desmatamento.
Através das imagens precisas captadas pelos satélites do Inpe, equipes de fiscalização serão destacadas para o local do desmatamento com rapidez, permitindo a chegada no local do desmatamento com rapidez. Também serão utilizadas aeronaves do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), equipadas com sensores tipo radar, com objetivo de mapear ilícitos ambientais.
As informações do sistema serão compartilhadas com o Ibama para uma atuação conjunta em todo o Estado. Além do acompanhamento de todas as etapas do licenciamento ambiental, o sistema possibilitará o controle e a responsabilização dos infratores pelos crimes cometidos contra o meio ambiente.
Ao detectar qualquer sinal de desmatamento, é possível verificar, no sistema de informação, se o desmate foi autorizado pela Sema ou pelo Ibama. Se estiver em situação irregular, a notificação ao proprietário é emitida automaticamente pelo Deter. As informações do Deter serão disponibilizadas na rede mundial de computadores e estarão à disposição do público. (Diário de Cuiabá, 31/7)